segunda-feira, 5 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO

Manifestação de professores marca a manhã desta segunda-feira em Buriti dos Lopes

A exemplo do que vem acontecendo nas diversas capitais do País, onde o povo tem ido às ruas realizando manifestos em busca de seus direitos, na manhã de hoje (05/08/2013), diversos professores realizaram uma manifestação, organizada pelo SINTE-PI que percorreu algumas ruas da cidade de Buriti dos Lopes-PI.
A manifestação mobilizou dezenas de professores, um número que deveria ser bem maior, se não fosse por alguns outros que fazem parte do grupo político da atual administração e que têm medo de represaria. Os professores reivindicam seus direitos, garantidos por lei, junto ao poder executivo do município. A categoria, que sempre foi mal remunerada e desvalorizada, luta na justiça para receber suas férias referentes ao exercício de 2012, e vinha mantendo, através do sindicato, diálogo com a atual gestão, há mais de sete meses, na busca de obterem seus direitos, com relação ao reajuste do piso salarial, mudança de classe e mudança de nível, mas até o exato momento, não foi dada nenhuma solução por parte da atual gestão e, de acordo com o SINTE-PI, o caso irá para a justiça, a final os professores estão sendo prejudicados.
A manifestação teve início na praça Antônio Romão e percorreu algumas ruas da cidade com paralisações em pontos estratégicos, como Secretaria de Educação, Câmara Municipal e Prefeitura, mas em nenhuma destas repartições as autoridades responsáveis puseram a cara para fora.
Durante a parada na porta da prefeitura a professora Fátima lembrou ao ex-vereador Juscelino Val, irmão do prefeito, que na administração passada dizia que o plano dos professores era bom, mas eles mereciam muito mais, mas agora ele também foi um dos que se esconderam.
Será, Sr. Juscelino Val, que isto que está acontecendo é o muito mais que você falava, disse a professora. A professora também falou da regência que está sendo agregada como se fosse um abono, quando na realidade é algo de direito da categoria.
A presidente do SINTE-PI, responsável pela classe dos profissionais da educação de Buriti, relembrou que aquele ato não tinha caráter de luta partidária, mas sim, caráter de luta trabalhista.
Alguns discursos  relembravam que o professor trabalha 200 dias letivos e ainda leva trabalho para casa e, ainda há quem marginalizem estes profissionais, ainda há gestores que vão até um meio de comunicação e dizem que o FUNDEB caiu mais de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), este ano com relação ao ano passado, enquanto que na verdade, se compararmos o mesmo período, existe uma sobra de mais de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), isso é subestimar a inteligência das pessoas, afirmaram alguns professores.
Durante a mobilização, um veículo da polícia militar esteve rondando para garantir a ordem e, alguns professores ficaram agradecidos, pois dentro da própria secretaria existem parentes do prefeito que são violentos, disse uma professora.
A paralisação continuará durante todo o dia de hoje.





A vereadora Jaqueline Brito (PMDB) sempre mostrou-se favorável  aos professores e levou seu apoio à luta da categoria.
 Professores parados na Porta da Secretaria de Educação. Ninguém "deu as caras"
 Manifestantes rumo à prefeitura
 Na porta da prefeitura e mais uma vez ninguém apareceu
Fotos: Régis Silva
Redator: Régis Silva


 

3 comentários:

Anônimo disse...

Para alguns blog essa paralisação foi FRACASSO!!! Não e bem o que eu vie.

Angelica.

Francisca de A. "Rua Joaquim Camilo de Freitas" disse...

Ainda vem aquele boca nos zovos falar mal dos professores. Eu estou passada com aquelas ofensas com nossa classe. Mas tem nada não menino, do jeito que tu queimou o nato tu vai queimar o Bernildo!

Carlos André disse...

O senhor prefeito já falou que não vai pagar o piso salaria dos professores em uma rádio e agora anda nas escolas parabenizando os gestores e os professores de concordatas pelo quê?
Pela mal trabalho que estão exercendo, ou é pelo puxamento de saco...Se for por isso dou os meus parabéns.
Estudam tanto para ser comprados por uma micharia de acordo, que muitos já entregaram.
Do blogueiro ninguém pode falar muito é obrigação dele distorcer os fatos para tentar livrar o Sr. prefeito da reta, pois é pago e bem pago.
Resumindo professores não temos que paralisar e sim fazer greve. Só assim o povo irá tomar consciência do tamanho do Problema.