quarta-feira, 31 de julho de 2013

PARALIZAÇÃO

Atenção professores da rede de ensino do município de Buriti dos Lopes para esse aviso.

O SINTE-PI de Buriti dos Lopes convoca a todos os professores da rede de ensino do município, para uma PARALIZAÇÃO no dia 05 DE AGOSTO de 2013, próxima segunda-feira, às 8h00 da manhã na Rua Epaminondas Castelo Branco de Sousa, Frente à Unidade Escolar Tia Lúcia, ou melhor, na frente da prefeitura de Buriti dos Lopes, como ficou decidida em uma reunião que aconteceu no dia 22 de julho de 2013 no Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF) e por consequência desta paralização, neste dia não haverá aulas nas escolas da cidade, e do interior.
Agradece o secretário do SINTE-PI de Buriti dos Lopes, o professor Roberto Amorim.
Diário Buritiense
Portal Alerta Buriti

EDUCAÇÃO BURITIENSE, O RETRATO DO PODER.

PROFESSORAS DENUNCIAM ASSÉDIO MORAL

Para que todos entendam, assédio moral é todo comportamento abusivo (gestos, palavras, atitudes...) que ameaçam, por sua repetição, a integridade física ou psíquica de uma pessoa, degradando o ambiente de trabalho. Isso é o que tem acontecido na creche do Assentamento Josué de Castro, nos Tinguís, por parte da diretora Valquíria com alguns professores.
Na manhã de ontem (30/07/2013), nossa equipe de reportagem foi procurada por duas professoras recém- aprovadas no seletivo do município para fazerem denuncias de assédio moral contra a diretora da creche do Assentamento Josué de Castro, Sra. Bernarda Valquíria, escola na qual elas estão lotadas.
De acordo com as professoras, denunciantes, Glória e Marlene, as duas foram aprovadas para trabalharem 20 horas, ma como nenhum dos professores polivalentes, aprovados no seletivo, quis ir para a comunidade Tinguís, devido a falta de estrutura em transporte e moradia, lhes foram oferecida, pela Secretaria de Educação, 40 horas  para elas assumissem a escola em seus trabalhos semanais, sendo que, junto a esta proposta, também lhes foram oferecido uma casa para morarem na comunidade e transporte para se deslocarem até lá, mas de acordo com as professoras, nada disso foi cumprido,  além do mais, o abuso e o assédio moral por parte da diretora da creche, Sra. Valquíria, tem dificultado e está degradando o ambiente de trabalho. Segundo a professora Marlene, a diretora tem sido abusiva, truculenta e usa, na maioria das vezes, palavras de baixo calão, mostrando um total desequilíbrio, tanto profissional quanto psicológico, no exercício da função, a final, ela já expulsou alunos de uma outra escola, que tinham aulas em uma sala lá na creche e chegou até proibir a equipe da campanha de vacinação de entrar para vacinar as crianças, precisou uma professora levar os alunos até a outra escola para que eles fossem vacinados. Ela usa a escola como se fosse uma extensão da sua casa, disse a professora.
Tudo começou quando as professoras pegaram um pedaço de frango da merenda escolar para comerem, pois naquele dia era uma segunda-feira e elas não haviam levado almoço, só um lancha (iogurte e refrigerante). Foi o suficiente para a diretora Valquíria armar o maior barraco e agredir as professoras com palavras ofensivas, além de pegar o lanche que as professoras haviam levado e dividir entre a secretária, que passa o dia ouvindo música, e outros funcionários, argumentando que estava fazendo aquilo para elas pagarem pelo que tinham comido. Um absurdo! Ela manda fazer merenda em excesso, sobra e leva para os porcos dela, mas uma professora, mesmo pagando migalhas, é ofendida.
De acordo, ainda, com os relatos das professoras, a casa que lhes foi ofertada para moradia, não tinha água, não tinha portas, havia sim,  buracos enormes na parede e porcos que habitavam por lá, mas para cumprirem sua parte no acordo, resolveram alugar uma casa na Coroa de São Remígio e compraram duas bicicletas para se deslocarem até a escola. As professoras pedalam 18km por dia para cumprirem seus compromissos, mas pelo fato delas terem residência fixa em Parnaíba (a maioria dos aprovados neste seletivo, são da cidade de Parnaíba), e terem de passar o fim de semana com seus familiares, elas têm a volta comprometida na segunda-feira, devido a dificuldade de transporte e quando chegam um pouco atrasadas, a diretora já tem dispensado os alunos com o argumento de que a culpa é das professoras que se atrasaram. Não é assim que se trabalha.
A falta de respeito e a perseguição, mostra a estratégia da atua gestão na tentativa de dificultar o trabalho dos professores fazendo com que eles desistam de suas funções, para só assim, eles poderem cumprir com seus acordos políticos, "contratando os seus", na maioria das vezes, desqualificados para tal função, pois nós, professores, sabemos que tem pessoas que não fizeram o seletivo e não concluíram  o curso superior e estão trabalhando.
As professoras levaram o caso para a Secretária de Educação, mas ela falou que não pode fazer nada, pois a direção desta creche é um cargo do prefeito. "As costas dessa diretora deve ser muito largas", disse a professora, se referindo a falta de atitude da secretária.
Diante disto tudo ficam as duas professoras, sendo humilhadas e sofrendo assédio moral, enquanto que as "costas largas" da diretora e os acordos políticos falam mais alto e garantem a permanência  de ditadores à frente das escolas.


Fonte: Professoras Marlene e Glória
Redação: Régis Silva



terça-feira, 30 de julho de 2013

RELIGIÃO

FESTEJOS DE SÃO DOMINGOS

A localidade de São Domingos, zona rural de Buriti dos Lopes-PI está em festa. Ontem (29/07/2013), deu-se início aos festejos da comunidade que celebram a fé no padroeiro que trás o nome da localidade, São Domingos.
Durante todo o dia de ontem os fieis estiveram reunidos para o marco inicial da festividade que é o levante do mastro, uma tradição que vem ganhando força ao longo dos anos.
A celebração começa com o abate de uma árvore que depois é carregada por toda a comunidade até a capela de São Domingos, onde lá ela é erguida e fincada no chão e permanecerá durante todo o novenário.
A comunidade estava feliz com o festejo. Segundo alguns moradores, esta festa marca um novo ciclo, uma nova conquista, já que um dos sonhos mais antigos da comunidade foi realizado na última semana, a implantação de uma adutora que bombeia a água do rio para duas caixas d'água que abastecem a comunidade com água encanada, uma reivindicação antiga da associação dos moradores, na época presidida pela Sra. Cláudia, à vereadora Jaqueline Brito, que através do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), conseguiu realizar esta obra. 
O festejo de São Domingos teve início ontem e seguira até o dia 08 de Agosto, dia do padroeiro. Durante as festividades haverá leilões e novenas na capela local.
Fotos: Régis Silva
Redator: Régis Silva 

















 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

POLÍCIA

Preso por roubo a banco tenta fugir da Custódia disfarçado de mulher

José Anderson foi flagrado ontem, usando peruca e vestido. Ele foi condenado por assalto ao banco de Luzilândia.

 
 
O detento José Anderson, condenado a mais de 40 anos de prisão, tentou fugir da Casa de Custódia na tarde de ontem (25), vestido de mulher. Segundo o capitão Dênio Marinho, diretor do presídio, ele trajava peruca e calça feminina e usava óculos escuros. 
Foto: Evelin Santos / Cidadeverde.com
Capitão Dênio Marinho
 
"Uma investigação será feita para sabermos como esse material entrou na Custódia. Foi, sem dúvidas, algo inusitado", disse o capitão. Dênio acrescentou que o detento será penalizado por 30 dias. "Ele ficará sem direito ao banho de sol, à visita íntima e à visita familiar".
 
Foto: Lucas Celebridade
Humberto Rodrigues- gerente do Banco do Brasil em Luzilândia
 
José Anderson foi condenado por participar do assalto ao Banco do Brasil de Luzilândia, que resultou na morte do gerente Humberto Rodrigues. O crime aconteceu em maio de 2011.
Postado por: Portal Alerta Buriti

quinta-feira, 25 de julho de 2013

ESPORTE

Atlético vence nos pênaltis e é campeão da Libertadores

Jô e Leonardo Silva marcaram os gols, enquanto Victor garantiu a vitória nas penalidades máximas

BELO HORIZONTE - O raio do Atlético Mineiro caiu duas vezes no mesmo lugar. Depois de reverter grande desvantagem na semifinal, o time do técnico Cuca voltou à carga na noite desta quarta-feira ao anular a vitória do Olimpia por 2 a 0, no jogo de ida, com um triunfo pelo mesmo placar no tempo normal, um 0 a 0 na prorrogação e o salvador 4 a 3 nos pênaltis. A mais nova virada histórica do Atlético assegurou o inédito e sonhado título da Copa Libertadores, em um lotado Mineirão.
ATLÉTICO MG x OLIMPIA - DECISÃO DA LIBERTADORES
 
 
Jogadores do Atlético-MG levantam a taça de campeão da Libertadores da América 2013
 
De uma só vez, o troféu acabou com a pecha de que o time só conquistava torneios regionais e consolidou a posição do Atlético no panteão dos grandes do Brasil. O título ainda pôs fim à fama de "azarado" de Cuca, que até então só havia faturado estaduais. Com uma parceria bem-sucedida com a experiência de Ronaldinho e Diego Tardelli e a juventude de Bernard, o treinador obteve seu maior troféu da carreira.
 
Fonte: O Estadão/Felipe Rosa Mendes
Postado por: Portal Alerta Buriti/Régis Silva

quarta-feira, 24 de julho de 2013

HISTÓRIA

Último cangaceiro do bando de Lampião morre em Arcoverde, PE

Manoel Dantas Loiola era conhecido por Candeeiro e tinha 97 anos.
De acordo com parentes, ele sofreu um derrame, na semana passada.


Candeeiro, último cangaceiro do bando de Lampião (Foto: Reprodução / TV Globo)Morreu, na madrugada desta quarta-feira (24), em Arcoverde, no Sertão pernambucano, o último cangaceiro do bando de Lampião. Manoel Dantas Loiola tinha 97 anos e era conhecido como Candeeiro.
 De acordo com os parentes, ele estava internado desde a semana passada no Hospital Memorial de Arcoverde depois de sofrer um derrame. O enterro será às 16h, no cemitério da cidade de Buíque.

EDUCAÇÃO

 












 













O SINTE regional de Parnaíba (PI) realizou nesta Terça-feira dia 22 de Julho de 2013 uma reunião com os professores do município de Buriti dos Lopes (PI) com o objetivo de levar ao conhecimento da categoria as propostas apresentadas pela gestão municipal com relação ao aumento de salário dos professores do referido município. Segundo o SINTE na pessoa de sua diretora regional Nádia já houve duas reuniões com o pessoal da secretaria de educação onde eles apresentaram suas propostas nada favoráveis aos educadores do nosso município. Segundo o advogado da prefeitura (setor da educação) os recursos não são suficientes para dá o acréscimo exigido pela categoria que é um pouco mais de 7%. Para o advogado da prefeitura Dr. Hans se o aumento vier acontecer o pagamento dos professores irá atrasar. Para a atual gestão o salário dos professores só poderá ter reajuste no próximo ano porque segundo o advogado o dinheiro irá aumentar por causa do aumento do número de alunos em nosso município. Segundo o que afirmou a presidente do SINTE Sra. Nádia, a prefeitura tem recursos para pagar, mas está colocando obstáculos porque já gastou o dinheiro em coisas que deveriam ficar para o próximo ano já que segundo eles a instituição terá mais recursos. Em meio a sua tentativa de convencer os professores o advogado foi interrompido pelo professor André Ricardo que disse que o advogado já tinha apresentado suas propostas e que estava na hora de se retirar para que o representante da categoria pudesse dá seu parecer para categoria sobre o assunto. Em seu pronunciamento a diretora do SINTE disse que tudo daqui pra frente agora será acionado a justiça e que este é o governo do SE. A professora NUNCI apresentou ainda algumas indagações ao representante da prefeitura na tentativa de saber se eles fizeram algum planejamento no início do ano para ver se os recursos seriam suficientes ou não para atender a demanda financeira do setor educacional em nosso município. Ela anda acrescentou que o prefeito deveria está presente na reunião, pois ela queria fazer algumas perguntas que somente ele poderia dá a devida resposta naquele momento. Um dos problemas segundo alguns profissionais da educação é a superlotação da folha de pagamento. Segundo alguns professores, durante a reunião, afirmaram que existem pessoas que estão lotados em locais de trabalho para não fazer absolutamente nada. Após a saída do representante da prefeitura das dependências do auditório do CIEF (local que aconteceu a reunião), o SINTE em conjunto com os professores concordaram que o SINTE irá levar estes e outros casos para a justiça expedindo então mandados de segurança. Quando se fala em justiça também há outro problema. A Juíza que atende as demandas em nossa comarca é a mesma da cidade de Cocal tendo que atender em nossa cidade apenas uma vez por semana. Também ficou decidido que haverá uma paralisação dos profissionais da educação em nosso município no dia 05 de Agosto. Queremos aproveitar a oportunidade para convocar toda população Buritiense para se unir aos profissionais da educação e reivindiquemos nossos direitos. Se Buriti dos Lopes também é Brasil, então chegou à vez de fazer valer o nossos direitos.
 
 ALERTA BURITI
O prefeito de Buriti dos Lopes-PI deve estar subestimando a inteligência dos professores, pois todos nós sabemos que o dinheiro do FUNDEB é calculado para ser suficiente aos reajustes, e quando não, o Ministério da Educação (MEC), complementa com o que falta, mas para isso é preciso que a prefeitura, através da Secretaria de Educação, informe o motivo do repasse não ser suficiente. Agora, se a secretaria não informa por estar com um quadro de funcionários ultrapassando o necessário, simplesmente para atender acordos políticos, ai é outra coisa.
É preciso que todos entendam que o não pagamento do reajuste aos professores fere o princípio constitucional.
Por Régis Silva




terça-feira, 23 de julho de 2013

Construção da rodoviária de passageiros de Buriti dos Lopes continua jogada as traças

                                   Local destinado à construção da obra: Foto reprodução web
A rodoviária de passageiros da cidade de Buriti dos Lopes continua paralisada suas atividades de construção. A obra foi iniciada ainda em gestões passada, e até o presente momento as autoridades controladoras do erário público não manifestaram-se para conclusão da mesma.
A informação é que a prefeitura de Buriti dos Lopes está preparando uma grande festa para o aniversário da cidade, onde a banda musical Aviões do Forró fará uma grande apresentação no dia 04 de setembro, data da emancipação politica de Buriti dos Lopes.
É importante lembrar, o cachê cobrado por essa grande banda de forró para tocar pelo tempo de 90 minutos, chega aproximadamente a R$ 150 mil reais.
O fato é que os gastos para montagem do palanque, hospedagem para os componentes do grupo, rojões e outras despesas extras, podem custar ao cofre público, cerca de R$ 250 mil reais, cujo processo deve passar por uma licitação.
Com essa verba daria para conclusão da obra da rodoviária de passageiros de Buriti dos Lopes.
O ministério público deve entrar em ação.  
Fonte: Portal do Catita/por Jr. Catita
Compartilhado por: Portal Alerta Buriti
 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

ACIDENTE


Colisão de moto com animal mata Lavrador em Caraúbas-PI

Vítima fatal
O Grupamento da Policia Militar de Caraúbas-PI, sob o comando do sargento Vieira, registrou um acidente de trânsito com vítima fatal, ocorrido por volta das 02hs dessa madrugada de segunda-feira,(22/07) em Caraúbas-PI.
O lavrador Antonio Carlos Sampaio de Araújo, solteiro, de 40 anos, que residia na localidade Rosário, zona rural do município de Caraúbas, pilotava sua moto Bros na rodovia PI-305, no sentido Caraúbas a BR-343, e colidiu com um animal (burro) que perambulava pela pista, e ao cair do veículo em consequência da colisão, bateu com a cabeça no asfalto da rodovia, ficando totalmente desacordado.

Moto envolvida no acidente
A vítima ainda chegou a ser socorrida e foi encaminhada para o pronto socorro do hospital estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba, onde já chegou sem vida. 
De acordo com as testemunhas, o animal envolvido no acidente não morreu, porém, ficou muito doente.
Fonte: Portal do Catita.
Compartilhado por: Portal Alerta Buriti.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

SÃO DOMINGOS

O FIM DA "LATA D'ÁGUA NA CABEÇA

A localidade de São Domingos dos Américos, zona rural de Buriti dos Lopes-PI, recebeu na tarde de ontem (18/07/2013), a visita do Eletrotécnico do DNOCS/PI (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, região do Piauí, Sr. Miguel Alves Muniz, para finalizar o sistema de abastecimento d'água daquela localidade.
A comunidade de São Domingos tem sofrido, nos últimos anos, com falta de água encanada que beneficie os moradores, mas graças ao empenho da Sra. Cláudia Escórcio Sousa, ex-presidente da Associação dos Moradores de São Domingos, que à época enviou ofício à parlamentar Jaqueline Brito (PMDB), onde a mesma levou novo ofício à Câmara e em seguida enviou ao Sr. José Carvalho Rufino, Diretor Regional do DNOCS, em busca de um sistema que sanasse o problema daquela comunidade.
Nos últimos anos a Sra. Cláudia, juntamente com a vereadora Jaqueline Brito, vêm batalhando através dos trâmites legais para conseguirem, junto ao órgão competente, um sistema de adutora com recalque que captasse água direto do rio Longá para as caixas d'água e consequentemente para as residências dos moradores de São Domingos. O Sistema de adutoras com recalque faz a captação e o escoamento da água através de bombeamento.
Durante a visita de ontem, a vereadora Jaqueline Brito esteve na localidade acompanhando os serviços e, ficou feliz com o empenho dos moradores que foram voluntários e fundamentais para a conclusão do projeto.
Durante todo o dia de hoje (19), os moradores estarão trabalhando com o sistema em faze de experiência para a realização de testes com a tubulação e caixas d'água da antiga rede de abastecimento para verificar se os mesmos ainda têm condições de uso. Se a análise for positiva, o sistema já estará pronto para funcionamento, caso haja algum problema, o Sr. Miguel Alves Muniz, Eletrotécnico do DNOCS, estará voltando na segunda-feira, para as conclusões finais.
A comunidade de São Domingos agradeceu à vereadora Jaqueline Brito e à ex-presidente da Associação dos Moradores, Sra. Cláudia Escórcio, pelo empenho durante todos estes anos de luta incansável em busca de sanar, este que era o maior problema daquela comunidade.
O Sistema de Abastecimento, através de bombeamento,  irá fornecer água para toda comunidade de São Domingos dos Américos. É o fim da "lata d'água na cabeça.
Fotos: Régis Silva
Redator: Régis Silva
Teste durante a ligação do sistema de bombeamento
 Moradores mobilizados para a conclusão da obra
Departamento Nacional de Obras Contra as secas - DNOCS
 A espera pela água. Teste final