sábado, 30 de novembro de 2013

ENTRE CAATINGAS É CAMPEÃO DO TORNEIO DO BOI

Decisão foi para as penalidades máxima

A grande final do torneio do boi dos veteranos de futebol society, envolvendo atletas com idade acima de 30 anos, realizada na tarde da última sexta-feira (29), entre as equipes de São Domingos, sede da competição, e a equipe do Entre Caatingas da cidade Caxingó do Piauí, foi muito pegada, cheia de faltas, mas com as duas equipes sempre procurando marcar o gol.
A equipe visitante marcou na primeira etapa do jogo e, só no segundo tempo, após muitas faltas e durantes as cobranças diretas, a equipe de São Domingos conseguiu empatar. Mesmo com muita pressão e muitas oportunidades desperdiçadas pelas duas equipes, o jogo terminou empatado e a decisão foi para os penaltes. 
O time do Entre Caatingas converteu todas as suas cobranças e sagrou-se campeão do primeiro torneio do boi dos veteranos de futebol society.
A R.R. produções aproveitou o momento para agradecer a presença de todas as torcidas e das equipes participantes da competição.
Decisão foi para as penalidades.
 Equipe do Entre Caatingas de Caxingó-PI.
 Equipe de São Domingos/Buriti dos Lopes-PI.
 Galera na beira do campo de futebol prestigiando o jogo e aproveitando para tomar aquela gelada.
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti 

COCAL DA ESTAÇÃO

Acidente deixa mulher ferida 

Por volta das 19 horas desta quinta-feira, um acidente envolvendo uma moto HONDA Biz 125 cc, cor preta e um carro ainda não identificado, deixou a motociclista, Aldecir Cardoso Paixão (43), ferida com fratura exposta. O acidente aconteceu na avenida Raimundo Alves Pereira na cidade de Cocal da Estação.  
De acordo com a vítima, ela seguia do bairro São Pedro, onde reside, sentido centro, quando foi surpreendida por um veículo que trafegava no sentido contrário e de de faróis apagados. O motorista se evadiu do local sem prestar socorro.
Uma equipe do SAMU foi acionada e fez os primeiros procedimentos de socorro levando a vítima para o hospital local Joaquim Vieira de Brito, devido a gravidade das lesões, a vítima foi encaminhada para o HEDA na cidade de Parnaíba.
A polícia esteve no local realizando a perícia do acidente.
Fotos e fontes: Blog co Coveiro
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

TORNEIO DO BOI DOS VETERANOS EM SÃO DOMINGOS

Final será entre as equipes de São Domingos e Entre Caatingas

A R.R Produções estará realizando nesta sexta-feira (29/11/2013) a partir das 16 horas, na localidade de São Domingos, a grande final do torneio do boi dos veteranos de futebol society. 
A confronto final será realizado entre as equipes de São Domingos e Entre Caatingas.
Após a final haverá muita música eletrônica animando os torcedores e às 21 horas teremos uma grandiosa seresta com Neto Soares.
Venha prestigiar este grande evento na localidade São Domingos nesta sexta-feira (29) a partir das 16 horas.
Organização: R.R Produções.
Apoio: Portal Alerta Buriti.
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

TRICAMPEÃO DA COPA DO BRASIL

Parabéns, nação rubro-negra!

Empurrados por quase 70 mil pessoas que lotaram o Maracanã e proporcionaram a renda record no País, R$ 9.733.785,00 (nove milhões setecentos e trinta e três mil setecentos e oitenta e cinco reais), o Flamengo conquistou nesta quarta-feira (27/11/2013), o primeiro título do novo Maracanã. Em uma partida tensa, mas impecável pelos jogadores do flamengo e só definida na etapa final, o time carioca venceu o Atlético-PR por 2 a 0 e conquistou, pela terceira vez, a copa do Brasil. As outras conquistas foram em 1990 e 2006. 
Os gols da partida foram marcados por Elias, aos 42 do segundo tempo e Hernane que, aos 49 da etapa final recebeu a bola na área e não perdoou. Outro destaque do jogo foi o volante rubro-negro, Luiz Antonio, que fez uma partida impecável.
Fonte: O Globo
Editor: Régis Silva/Portal Alerta Buriti

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PROFESSORES SE SENTEM PERSEGUIDOS

A redação deste portal foi procurado pelo professor Junior Percy na manhã desta quarta-feira (27/11/2013) com uma nota, onde o mesmo destaca uma possível perseguição política, sofrida por ele e alguns outros colegas de profissão, pela atual gestão de Buriti dos Lopes.
O texto que segue abaixo é de responsabilidade de seu assinante.




AMIGOS BURITIENSES!
Meu nome é Raimundo Nonato Lima Percy Junior, sou professor de matemática, conhecido por todos os amigos como Junior Percy.
O motivo por ter procurado este importante meio de comunicação foi para tornar público o ato de perseguição política da atual gestão buritiense contra a minha pessoa e alguns colegas professores que nos acompanharam nas últimas eleições.
O atual prefeito buritiense através do procurador geral do município, enviou ofício à diretora da escola Neide Costa – Água Doce-MA, requerendo informações sobre minha pessoa e outros profissionais, como: Francisco Elineudo de Souza Sales, Francisco de Assis Gomes da Frota, Cícero Antonio Benício e Jeferson Fernando de Sousa Chaves. Segundo ofício, o procurador do município quer saber se estes servidores são funcionários da escola citada, qual a carga horária e qual o horário de trabalho.
O que nos deixa surpreso é que, logo agora que voltei a trabalhar no município e abracei um movimento em defesa dos direitos dos profissionais da educação e tenho cumprido com todas as minhas obrigações profissionais, sou motivo de investigação, o que não irá me intimidar diante da minha luta por dias melhores pelo povo da minha querida Buriti dos Lopes.
Dos servidores citados:
Raimundo Nonato Lima Percy Junior, Junior Percy, é professor e foi candidato à prefeito de Buriti nas últimas eleições contra a atual gestão;
Francisco Elineudo de Souza Sales é professor e foi Secretário de Administração durante a gestão passada e apoiava a candidatura de Junior Percy;
Francisco de Assis Gomes da Frota é professor atuante, sempre defendeu seus direitos e mostrou-se contrario a atual gestão durante a tentativa de aprovação de um Projeto de Lei que pretende mudar o plano de cargos e salário da categoria;
Cícero Antonio Benício é professor e dono do portal Buriti dos Lopes em foco, sempre defendeu seus direitos como profissional e, de forma ética, criticou em algumas matérias as falhas da atual gestão, também nos acompanhou durante campanha política contra a atual gestão;
Jeferson Fernando de Sousa Chaves é professor atuante e formador de opinião, quando do processo eletivo, também estava levantando a bandeira de Junior Percy e contrário à atual gestão;
O curioso é que todos estes profissionais citados foram e continuam contrários às mazelas da atual gestão. Isso é ou não é Perseguição política desmedida contra aqueles que fazem oposição à atual gestão?
Na minha concepção, acho que o atual gestor buritiense ao invés de ficar perseguindo profissionais da educação e pais de família, deveria primeiro, cumprir o plano de cargos e salários, pagando a estes profissionais, o Piso Nacional, concedendo a mudança de classe, como também cobrar do procurador Geral do município e da assessória contábil, empenho e responsabilidade na elaboração dos projetos enviados à Câmara Municipal, pois os mesmo têm voltado por conta dos inúmeros erros.
Finalizo com um sentimento de repúdio à tentativas de opressão ditatorial e contrário a atos coronelistas em pleno sec. XXI.
Gratos pela atenção,
Professor Junior Percy

LEGISLATIVO

Vereadora entra com Projeto de Lei que beneficiará população

A vereadora Iranildes Braga (PDT), entrou com um Projeto de Lei na Câmara Municipal que dispõe sobre a divulgação da relação dos medicamentos colocados á disposição da população pela Rede Pública Municipal de Saúde.
O projeto visa a obrigatoriedade da lista de medicamentos disponíveis aos buritienses através da internet, no site oficial do município ou em outros meios criados, especificamente para este fim, bem como, fixação da relação em locais visíveis, na Secretaria de Saúde e nos postos de saúde.
Tal pedido se faz em função da necessidade premente de, cada vez mais, o poder público empreender maior transparência nos serviços oferecidos à população.
Este Projeto de Lei, se for aprovado, beneficiará a população que na maioria das vezes, precisa ser medicada após consulta ambulatorial e já sair com medicamentos em mãos, caso estes estejam disponíveis pela farmácia básica", disse a parlamentar.
Cópia do projeto
 Justificativa do projeto
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

Professora envia nota de esclarecimento ao Portal Alerta Buriti

A professora Fátima Castro, após ter seu nome citado por um ex-vereador em uma matéria  publicada por um determinado portal, solicitou ao Portal alerta Buriti, espaço para esclarecimentos.
O texto que segue é de responsabilidade de seu assinante.
Veja conteúdo.
  • Conversa iniciada - 19 de novembro
  • Fatima Castro
    Fatima Castro
    Por favor Francisco Regis, dê um jeito de colocar esse meu texto todinho para meu amigo ex vereador olhar...
    estou tentando mandar pro blog que ele vive a mandar, não estou conseguindo... enviar...
  • Fatima Castro
    Fatima Castro
    O nobre ex vereador cita a professora F.c, como pessoa que receberá agora da Previdência Própria do município o valor melhor do que receberia do INSS, correspondente a seu salário. Muito bem lembrado, no entanto, sempre deixei claro que a minha preocupação com o projeto de previdência própria, era com a administração dessa previdência. E mais ainda, com o jeito que a administração vem fazendo as coisas. Ora se o projeto é para os funcionários públicos do município de Buriti dos Lopes, por que então não realizaram uma ampla divulgação para que ocorresse uma leitura desse projeto, aberta a mudanças, afinal de contas, ele é nossa vida, não a do nobre ex vereador!! Não me preocupo apenas no momento imediato, afinal agora receberei uma média de 600 reais a mais, já que estarei de licença, por ter sofrido o acidente, no entanto, com o Plano de Cargos e Salários dos profissionais em educação que o sr. prefeito quer nos fazer engolir, perderei mais de 600 reais... Estranho não é? Fui citada no blog que trabalha para o prefeito como uma pessoa gananciosa, todos que mim conhecem sabem que sou lutadora, que corro atrás do que eu acredito, estou agora, aqui sem andar. Feliz da vida, pois Deus que é maravilhoso mim deu uma chance de continuar. Estou certa de seu grande amor por mim, e certa mais ainda de que minha luta não é em vão. Estou me sentindo nos braços de Deus, e Ele com seu amor, mim dizendo: MINHA FILHA, NA VIDA TEMOS QUE LUTAR, EU POR VOCÊS DERRAMEI MEU SANGUE, E MESMO ASSIM, FUI COLOCADO NA CRUZ. Nessa história de luta por nossos direitos, muitos viraram meus inimigos, talvez até estejam contentes por mim vê fora de cena. Amigos, Deus me ama, e voltarei bem mais forte e certa que o amanhã nos pertence, não podemos calar a voz, pra tentar sorrirem pra gente. Grande é o grupo que me ama, que acredita no meu trabalho, que sabe dos meus ideais e por mim estão a pedir pro Deus da vida logo em cena mim colocar!!!! Queria só lembrar de uma coisa: ano passado liguei para todos os vereadores quando precisamos o nosso plano aprovar, oposição, situação, todos nos deram apoio, inclusive o nobre ex vereador, que por sinal foi muito gentil comigo, mim dizendo que jamais votaria contra professor!!! Na câmara, o nobre ex vereador deu um show com sua oratória, ele é muito bom nisso. Dizendo que o plano era bom, mas que merecíamos muito mais. Sempre mim faço a pergunta: O QUE SERÁ QUE MUDOU? Continuo lutando por minha classe, e você ex vereador? Agora você não vota, mas porque tanta raiva de professor? Por que falamos? por que lutamos? por que queremos ser valorizados? ser respeitados? Isso é pecado? Olhe pra história, veja quantas lutas, quantas vitórias. Acha mesmo que é a ora de lutar contra professor? Precisamos de respeito por quem faz nesse país o grande progresso científico. Ontem estive em Buriti dos Lopes, precisava vê o olhinho de uma aluna de 6 anos que tenho. Se o senhor tivesse tempo, se o sr. tivesse vontade, certamente mim diria que não existe ninguém na vida mais importante que professor. Eu ali toda quebrada, e ela tão pequenina brilhando os olhos a mim olhar, logo dei-lhe um abraço bem apertado, disse a ela que tudo voltará ao seu lugar. Ela estava quase chorando, por mim vê sem andar, pedi pra ela falar com Deus e mim curar!!! Sempre fiz isso, em todos os momentos oramos juntos, agradecemos ao Deus da vida, por eles, por nós, por nossa escola. Não sei se seus professores faziam algo assim para tentar lhe sensibilizar. Gostaria de convidá-lo a voltar a estudar, se quiser, serei sua professora, para lhe sensibilizar, lhe mostrarei o valor do mestre, que a vida dos alunos ele só tem a mudar!!!! Trabalho na Nasila Pires em todas as salas de lá, não consigo agradar todos, mas precisa vê a minha chegada, o tanto de abraços e beijos que todos os dias, venho a ganhar. Se eu não fosse professora, educadora comprometida, não teria o retorno garantido, do carinho desses meninos!!! Se não fosse tão difícil lhe pediria pra colocar a mão na consciência, lembrar de todos os seus ex professores, e quem sabe seu ponto de vista mudar!!! Deus lhe abençoe ex vereador, Deus derrame graças sobre ti, leve toda a sua família a olhar pra Deus e vê o outro como alguém tão merecedor de valor, como vocês acham para si. CRISTO FIQUE CONTIGO, TE DÊ PAZ ESPIRITUAL, ISSO CERTAMENTE ESTÁ FALTANDO PARA VOCÊ RECONHECER O QUANTO ESTÁ NOS FAZENDO MAL!!!! Professora Fatima Castro
  • Portal Alerta Buriti

terça-feira, 26 de novembro de 2013

FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS - FPM

Acréscimo de 1% no FPM de dezembro irá equilibrar as contas das prefeituras

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a ser creditado nas contas das prefeituras no mês de dezembro, de acordo com estimativas da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), será de 1%, cerca de R$ 3 bilhões de reais.
O Governo Federal repassa anualmente esse reajuste às prefeituras para auxiliá-las no planejamento do ano seguinte. No entendimento da CNM, o montante poderá auxiliar os atuais gestores a encerrarem o primeiro ano de mandato com as contas em dias.
A base de estimativa para o valor acrescido ao FPM, parte de dados da avaliação fiscal realizada pelo Ministério do Planejamento, referente ao quarto bimestre, que indica quanto a arrecadação total do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI e Imposto de Renda - IR, devem alcançar este ano. O valor arrecadado com os dois impostos é que determina o montante referente ao Fundo de Participação dos Municípios.
Com base nos comunicados do Tesouro Nacional, a CNM prevê ainda, que o FPM alcançará os R$ 72,2 bilhões em valores brutos em 2013. Este montante é menor em 10,5% quando comparado ao estimado no começo deste ano pela Lei Orçamentária Anual - LOA de 2013. Em relação ao FPM de 2012, houve o aumento de 6,7% em valores nominais.
Fonte: Karliete Nunes/Jornal o Dia
Por: Régis Silva/Portal Alerta Buriti

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ACIDENTE NA BR 343

Motorista e passageiro saem ilesos

Por volta das 10h20 da manhã desta segunda-feira (25), um veículo renault logan de placa: NID 2773-Teresina, capotou após a motorista, identificada por Josefa Mesquita, residente em Teresina, perder o controle do mesmo. O veículo trafegava com destino à cidade de Teresina-PI.
O acidente aconteceu próximo à ponte do rio Pirangi, Km 43, em uma das curvas mais perigosas da BR 343.
A motorista e o passageiro, Cássio Rego, natural de Parnaíba, saíram ilesos do acidente.
"Eu não conhecia o trecho da rodovia e me distrai, mas a sorte é que estávamos de sinto de segurança", disse a condutora do veículo.
Fontes e fotos: Diário Buritiense
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

TORNEIO DE SINUCA NA LOCALIDADE ESTREITO

Durante todo o dia de sábado (23), praticantes de sinuca de várias regiões estiveram na localidade Estreito, zona rural de Buriti dos Lopes, mais precisamente no bar do João Corinthians, disputando um torneio com uma grande premiação.
O organizador do evento, João Corinthians, falou da satisfação em receber os amigos praticantes deste esporte e prometeu realizar outros torneios com premiação ainda melhor. Além do Corinthians, Cocada e João deram suporte à organização do evento.
A premiação do evento foi a seguinte: um bode para o campeão, uma caixa de cerveja para o segundo colocado e um litro de whisky para o terceiro lugar.
Vandinho ao lado do empresário Chico da Dora...              O Campeão Mizael ao lado do Pedro Tóte.
 O organizador João Corinthians ao lado do João, árbitro do torneio.
 Galera das Caraúbas do Piauí marcou presença no evento.
Cidade de Caxingó também enviou representantes para o torneio.
 Não tinha como errar... Essa foi a tacada da final do torneio.
 Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

PARABÉNS!

Quem aniversariou no último sábado (23/11/2013) foi a jovem Cristiana Souza, esposa do engenheiro Hermann Diniz, que aproveitou o momento para reunir alguns amigos em sua residência.
Além da grande liderança política de Buriti dos Lopes Junior Percy, estiveram presentes a vereadora Iranildes Braga (PDT), Professor Leandro, Valdemir da Kar Peças, Rurik Araújo do Diário Buritiense e alguns outros amigos mais próximos do casal.
O Portal Alerta Buriti parabeniza a jovem Cristiana pelo seu aniversário. 
Fotos: Diário Buritiense
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

IDH DO BRASIL

Das 100 piores cidades para se morar, 18 estão no Piauí

A ONU (Organização das Nações Unidas) divulga todos os anos, mais ou menos nesta época, o relatório com o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH. O IDH do Brasil (85º), continua lá pelo meio da lista.
Devemos levar em conta que o IDH não mede exatamente a qualidade de vida em si, mas os municípios com baixos índices relacionados com a educação, com expectativa de vida estendida e menor renda, tendem a serem lugares ruins para se viver.
Das 100 melhores cidades para se viver no Brasil, a maioria está localizada na região Sul, enquanto que das 100 piores, a maioria encontra-se na região Norte e Nordeste do Pais. O Piauí está relacionado nesta lista com 18 das piores cidades para se morar em 2013.
Veja a relação das piores cidades para se morar no Piauí em 2013.
São Francisco de Assis do Piauí, Caxingo, Betânia do Piauí, Cocal, Cocal dos Alves, Assunção do Piauí, Tamboril do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Vera Mendes, Joca Marques,Caraúbas do Piauí, Guaribas, Milton Brandão, Paquetá, Pau D'Arco do Piauí, Brejo do Piauí, São João da Fronteira e Queimada Nova.
Fonte: Metamorfose Digital
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PAB

NOTA DE ESCLARECIMENTO

"Voltamos ao Portal Alerta Buriti para respondermos a uma matéria postada em um determinado portal sensacionalista por um ex-vereador que tenta a todo custo, distorcer fatos reais, com matérias tendenciosas.
Quero deixar claro ao ex-vereador que os números postados por nós neste portal em matéria anterior, foram trabalhados encima das deduções, por entendermos que uma administração deve trabalhar com valores líquidos e não com o bruto, por exemplo: pegando como base o mês de janeiro de 2012, mostrado em sua tabela, dos R$ 814.872,02 (valor bruto) do FPM, boa parte foi deduzido para contas da educação, saúde e outras, restando R$ 255.647,15 (valor líquido) do FPM. Quando somados aos demais meses, o resultado será o mesmo mostrado, por nós, em matéria anterior.
Mostraremos na tabela abaixo que nossos números, em nenhum momento foram criados sem fontes de dados concretos, pois como já citado, trabalhamos com dados deduzidos, pois acreditamos que orçamento se faz encima do líquido e não do bruto, como o ex-vereador o fez, ou será que gastas mais do que ganhas? Ou ainda, será que esta tabela não lhe convêm ser mostrada"?  
Grata a todos, vereadora Iranildes Braga (PDT).
PORTAL ALERTA BURITI
O Portal Alerta Buriti, através de seu editor, vem esclarecer ao ex-vereador (Professor Pasquale), que se acha detentor do conhecimento e melhor que os outros, que a arte do nosso portal onde a palavra Buriti aparece com acento no último "I", foi feita em outra cidade, não foi criação nossa, mas o que nos impressionou, foi o fato do ex-vereador dizer que a palavra "ex-vereador" não tem hífen.
Então veja o que diz a ortografia, caso o ex-vereador a desconheça:
Usa-se hífen com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró e vice. Ex: "EX-VEREADOR". Quanto à palavra "más", escrita em sua matéria com acento, está errada, pois essa palavra escrita desta maneira, significa o plural do adjetivo "má" e não uma conjunção adversativa, como deveria. 
A edição deste portal não tem a intenção e nem ficará com este jogo de bate e rebate, pois acredita que tais picuinhas ferem os princípios éticos de nosso portal e descontenta nossos leitores. 
Grato, redação Alerta Buriti.
Veja a tabela abaixo

FPM




MÊS
ANO 2012
(Bruto)
ANO 2012 (Líquido)
ANO 2013
(Bruto)
ANO 2013 (Líquido)
DIFERENÇA
Bruta (%)

DIFERENÇA
Líquida (%)
JAN
R$ 814.872,02
R$ 255.647,15
R$ 870.648,21
R$ 470.224,31
6,84%
83,93%
FEV
R$ 985.711,50
R$ 537.541,49
R$ 1.171.364,04
R$ 550.545,94
18,83%
2,42%
MAR
R$ 669.455,51
R$ 337.158,79
R$ 674.618,69
R$ 384.623,00
0,77%
14,08%
ABR
R$ 843.733,52
R$ 407.641,97
R$ 723.850,65
R$ 423.732,41
-14,21%
10,06%
MAI
R$ 943.656,25
R$ 521.039,09
R$ 1.040.075,01
R$ 573.454,97
10,22%
10,06%
JUN
R$ 805.268,04
R$ 440.117,62
R$ 867.726,83
R$ 544.333,07
7,76%
23,68%
JUL
R$ 601.347,25
R$ 206.148,67
R$ 617.932,24
R$ 387.897,44
2,76%
88,16%
AGO
R$ 663.574,07
R$ 262.310,89
R$ 807.936,55
R$ 498.374,34
21,76%
89,99%
SET
R$ 580.617,57
R$ 177.264,81
R$ 668.673,50
R$ 400.745,30
15,17%
126,07%
OUT
R$ 616.351,76
R$ 220.503,87
R$ 668.683,77
R$ 417.475,25
8,49%
89,31%
ATÉ 19 NOV
R$ 513.231,54
R$196.501,18
R$ 582.210,81
R$ 361.108,12
13,44%

SOMATÓRIO
R$ 8.037.819,03
R$3.561.875,53
R$ 8.693.720,30
R$ 5.012.514,15

DIFERENÇA

R$ 655.901,27
R$ 1.450.638,62
8,16%
40,72%

 Por Portal Alerta Buriti