quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CÂMARA MUNICIPAL REALIZA MAIS UMA SESSÃO

Vereadora fala sobre matéria do GP1

A Câmara Municipal de Buriti dos Lopes-PI realizou na noite de ontem (26) mais uma sessão. Na abertura dos trabalhos foi feito a leitura da sessão anterior e, também, da emenda do Projeto de Lei que regulamenta o serviço de transporte de passageiros (táxi), na cidade. A emenda é de autoria da vereadora Jaqueline Brito (PMDB). Nenhum projeto foi aprovado, pois as Comissões Parlamentares para o exercício de 2014, ainda não foram formadas.
A vereadora Iranildes Braga (PDT) usou a tribuna e comentou sobre a matéria exibida no dia 20/02/2014 do GP1, site de grande repercussão estadual, reportando matéria onde o TCE (Tribunal de Contas do Estado), determinava que o prefeito de Buriti dos Lopes se abstivesse de realizar transações financeiras entre órgãos e programas (Lei Municipal 446/2013).
A vereadora diz ter ficado surpresa, pois, de acordo com ela, alguns parlamentares da situação afirmaram desconhecer tal fato.
A parlamentar ainda comentou sobre a Lei 446/2013 que foi votada e aprovada pela bancada da situação, citando ainda: "A denuncia houve, o Tribunal de Contas é lento, mas agiu", disse a vereadora. "A Lei foi sancionada dia 27/02/2013 e publicada no Diário Oficial dos Municípios dia 28/02/2013", completou a parlamentar.
A parlamentar aproveitou suas palavras e parabenizou a vereadora Jaqueline Brito (PMDB) pelo projeto junto ao DNOCS para a perfuração de poços nas comunidades de B. Lopes, mostrando aos parlamentares a importância de tais poços para estas localidades que sofrem com a falta d'água.
O vereador Jarbas Fortes, parlamentar pelo (PMDB) não compareceu à sessão e, em depoimento a este portal, afirmou não ter recebido a convocação.
Publicação no Diário Oficial dos Municípios em 28/02/2013
Lei sancionada no dia 27/02/2013
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

LOJA BRITO

Ofertas e promoções de carnaval é na Loja Brito

A Loja Brito convida você "folião", para conferir as ofertas e promoções da loja para este carnaval. Contamos com um completo sortimento em sapatilhas, sapatos e rasteirinhas coloridas, shorts, bermudas, camisas e blusas estampadas e tecidos em geral.
Venha nos visitar e conferir as ofertas e promoções da Loja Brito para este carnaval.
A Loja Brito fica localizada na rua: Padre leal, no centro de Buriti dos Lopes-PI.
Portal Alerta Buriti

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Inscrições abertas até 30 de abril

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa, Escrevendo para o Futuro. Podem participar da competição professores e estudantes de escolas públicas de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O prazo para as inscrições segue até o dia 30 de abril.
Valorizando a interação das crianças jovens com seu meio, a quarta edição da olimpíada, adota o tema "O lugar onde vivo". Assim, para escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade. A proposta é estimular, também, o exercício da cidadania.
Nesta edição (2014), todo o processo de inscrição e adesão, digitalização dos textos selecionados na etapa escolar e avaliação nas demais etapas, será realizado pela internet. O regulamento completo está disponível no endereço: www.escrevendoofuturo.org.br.
Entre as categorias concorrentes, Poemas (para alunos do 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (para alunos do 7º ao 8º ano do Ensino Fundamental), Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigos de opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio)
Fonte: Portal Brasil/Ministério da Educação
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PRF LOCALIZA VEÍCULO QUE ATROPELOU E MATOU CICLISTA NA BR 343 EM B. LOPES

O condutor empreendeu fuga da cena do acidente sem prestar socorro à vítima

Policiais Rodoviários Federais sob o comando do inspetor Mário Ribeiro, lotados na 5ª delegacia de Parnaíba, localizaram e apreenderam o veículo modelo Fiat Uno, placa NIK 9742/Parnaíba-PI, que atropelou e matou um ciclista no KM 52 da BR 343, estrada que liga Buriti dos Lopes à Piracuruca. O acidente aconteceu por volta das 20 horas do último sábado (22). O automóvel estava escondido no bairro rodoviária.
O condutor do veículo identificado como sendo o nacional Albino dos Santos Vicente, foi encaminhado à 5ª delegacia de Parnaíba onde prestou depoimento, em seguida, seria conduzido para a delegacia de Buriti dos lopes, onde o delegado Rodrigo Mello deverá enquadrá-lo no crime previsto em lei do Código Penal Brasileiro
A imagem divulgada é para "reconhecimento" do corpo, pois o mesmo permanece no IML sem identificação.
Segundo informações, caso os familiares não apareçam, no prazo de 10 dias, a contar da data do óbito, o corpo será enterrado como indigente.
Fonte: Portal do Catita
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

sábado, 22 de fevereiro de 2014

ANIVERSÁRIO DO "TOTI"

Quem esteve aniversariando nesta sexta-feira (21), foi o amigo e mototaxista "Toti". A comemoração aconteceu durante todo o dia no bar da "Boa" e reuniu alguns amigos. A comemoração terminou em ritmo de carnaval.
Os amigos e o Portal Alerta Buriti deseja felicidades e que esta data se prolongue por muitas outras.
Parabéns!
Portal Alerta Buriti


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CÂMARA MUNICIPAL VOLTA ÀS SUAS ATIVIDADES APÓS RECESSO 

Sessão foi interrompida por falta de energia elétrica

A Câmara Municipal de Buriti dos Lopes voltou às suas atividade normais na noite de ontem (20/02/2014), após um bom período de recesso. Alguns oficios foram lidos na abertura da sessão e alguns pontos foram discutidos pelos parlamentares, como por exemplo, o Projeto de Lei que regulamenta o serviço de táxi em nosso município. A sessão teve de ser encerrada por falta de energia elétrica na cidade, mas ficou outra marcada para a data de hoje (21/02/2014).
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti


TCE determina que prefeito de B. Lopes se abstenha de realizar transações financeiras entre órgãos e programas

A conselheira Lilian Almeida Veloso Nunes Martins concedeu medida cautelar, para o fim de suspender os efeitos da Lei municipal nº 2.446/2013, determinando ao prefeito de Buriti dos Lopes que se abstenha de realizar quaisquer transações financeiras entre órgãos, fundos e programas do poder executivo municipal, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais).
O TCE determinou também a execução de citação do prefeito municipal de Buriti dos Lopes, Bernildo Duarte Val, exercício 2013, e do presidente da Câmara Municipal do referido município, para que, no prazo de dez dias, manisfestem-se acerca dos fatos alegados pela denunciante, acompanhada de documentação que entendam necessárias.
A denuncia partiu da própria ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado em face do gestor público de Buriti dos Lopes, exercício financeiro 2013, apontado irregularidades na gestão de recursos públicos, notadamente na movimentação financeira dos fundos internos do município.
Noticia o referente que foi publicada a Lei municipal nº 2.446 em 27 de fevereiro de 2013, instituindo a operação de movimento de Fundos Internos no município, permitindo a transação financeira entre órgãos, fundos e programas do Poder Executivo, com o objetivo de suprimir temporariamente déficit financeiro e que se destine a pagamento de despesas inadiáveis do órgão, fundo ou programa deficitário.
A ouvidoria, em análise abstrata da norma promulgada, que se colaciona ao presente termo, verificou uma possível irregularidade dos preceitos instituídos, motivo pelo qual solicitou, em caráter cautelar, a suspensão da norma impugnada, sob pena de maiores prejuízos às finalidades dos fundos instituídos.
Com informações GP1/Rauristênio Bezzera
Portal Alerta Buriti



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Carreta que transportava hélice de usina eólica tomba em Parnaíba

Por volta das 22h30 de ontem, terça-feita (18), uma carreta que transportava uma hélice a ser usada na implantação de uma usina eólica em Pedra do Sal, tombou próximo à Igreja de Santa Isabel, na Ilha Grande, em Parnaíba.
A carreta pertence a empresa Mega Binga do Brasil Transportes e Logística S.A, de placas NTS 8291, Dias D'ávila (BA) tem 47 metros de comprimento, 3 metros de largura e transportava uma das palhetas do aero gerador da usina no momento do acidente, em uma curva que dá acesso à Pedra do Sal.
O motorista Jairo Silva de Almeida é habilitado, reside em Salvador-BA e deu depoimento ao PPTRAN
Segundo informações do comandante da guarnição do Pelotão de Policiamento de Transito (PPTRAN), sargento Francisco Clemente, houve descuido na hora da manobra, pois o espaço seria suficiente.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por conta de vazamentos de combustível do veículo. O comandante do PPTRAN, afirmou que dois guindastes farão a remoção da hélice que teve avarias, mas não o suficiente para inutilizá-las.
Fotos: Daniel Santos/Francisco Brandão/Proparnaíba.com
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

OSCAR FILHO/CQC

Repórter da Band diz ter sido agredido em Esperantina-PI

O repórter Oscar Filho, do CQC "Custe o Que Custar", programa exibido pela Rede Bandeirantes de Televisão, Está em Esperantina desde domingo (17), gravando uma reportagem para o quadro proteste já. A pauta para este programa seria o possível envolvimento do atual prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra (PSDB), no recebimento de propina, após divulgação de vídeo, onde o prefeito pede a um empresário a devolução de 20% do valor das notas emitidas por ele. O empresário filmou tudo e o denunciou ao MP (Ministério Público). 
A equipe do CQC se dirigiu até a Secretaria de Educação de Esperantina, onde houve bate boca com o assessor e repórter, Gil Sobreira (o mesmo que, segundo Oscar Filho, denunciou recebimento de propina ao CQC, através de e-mails, SMSs, conversas no facebook e telefonemas, isso antes de se tornar assessor de comunicação do prefeito).
O caso resultou em agressão e foi parar na delegacia. O repórter Oscar Filho registrou um Boletim de Ocorrência  na 13ª Delegacia de Polícia de Esperantina. O mesmo alegou que foi agredido pelo assessor. Oscar filho disse ainda que só sairá de Esperantina, quando falar com o prefeito. Já a assessoria de comunicação da prefeitura garantiu que o prefeito será entrevistado. A matéria irá ao ar na próxima segunda-feira (24).
Informações: Artigo de Oscar Filho 
Por Régis Silva

sábado, 15 de fevereiro de 2014

BURITI DOS LOPES É CONTEMPLADO COM POÇOS E REDE DE ABASTECIMENTO D'ÁGUA

O projeto é de autoria da vereadora Jaqueline Brito (PMDB)

O município de Buriti dos Lopes-PI foi contemplado, através do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), com três poços e redes de distribuição de água para as comunidades de Carrasco, Baixa Fria e Volta do Longá. Além destas localidades, também foram contempladas com a rede de distribuição d'água, as comunidades de Nova Morada e Ininga, já com seus poços perfurados na primeira etapa do projeto.
Ao todo, serão beneficiadas, aproximadamente 150 famílias com este projeto (datado de 2009) e que tem a autoria da vereadora Jaqueline Brito (PMDB), através de emenda do deputado federal Osmar Junior (PC do B).
A vereadora Jaqueline Brito recebeu, na última quinta-feira (13), a visita de um representante da empresa Poços e Cia Ltda. EPP, vencedora da licitação e estiveram visitando as comunidades que serão beneficiadas. O objetivo da visita era fazer um levantamento dos locais das obras, verificar documentações necessárias e, claro, dar a boa noticia aos moradores das comunidades que ficaram agradecidos e retribuíram a visita à parlamentar.
"Quase todas as localidades estão aptas a receber as obras de  perfuração dos poços e instalação da rede de distribuição da água, com exceção da comunidade Carrasco, com cerca de 62 famílias que deverão ser beneficiadas, e que ainda depende de um decreto do Prefeito Municipal de Buriti dos Lopes", disse a parlamentar. "Acredito que o prefeito municipal irá se sensibilizar com a dificuldade que estas famílias enfrentam com a falta d'água e, baixará, o mais breve possível, este decreto, a final, fomos eleitos para trabalharmos pelo povo e, diante das dificuldades enfrentadas por eles, não podemos, neste momento, dividir lados políticos, pois o mais importante é a qualidade de vida dos moradores de nosso município", Completou a vereadora.
Comunidades que serão beneficiadas em Buriti dos Lopes-PI
 Cópia do contrato entre DNOCS e Poços e Cia Ltda. EPP
 Modelo do decreto que deverá ser baixado pelo prefeito municipal
 Ordem de execução dos serviços
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

FLAGRANTE: Mal uso da "coisa pública"

Máquina do (PAC 2) é usada para realizar serviços em terreno particular

Depois do caminhão pipa do PAC 2, flagrado por nossa câmera no dia 25 de dezembro de 2013, enchendo a piscina de um amigo do prefeito de Buriti dos Lopes-PI para momentos de lazer de alguns servidores do município e de familiares do prefeito, desta vez, nossa câmera flagrou, na tarde de ontem, terça-feira (11/02/2014) uma máquina retroescavadeira, também do PAC 2, que deveria ser usada em obras públicas de enfrentamento à seca, realizando serviços em terreno particular na cidade de B. Lopes.
O terreno fica localizado às margens da BR 343, de propriedade de Bruno Igo de Carvalho Rocha. Bruno Igo, é a mesma pessoa que teve contrato milionário firmado com a Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes-PI no valor de 1.572.800,00 (um milhão quinhentos e setenta e dois mil e oitocentos reais) para fornecer combustível para a frota de veículos da prefeitura durante o exercício de 2014, reportado pelo site GP1 e pelo Portal Alerta Buriti.
Fatos como este, têm revoltado a população buritiense que se sente ofendida com tamanha afronta à sua inteligência, pois todos são sabedores que o Programa de Aceleração e Crescimento do Governo Federal (PAC 2), tem o objetivo de dotar as administrações municipais de meios para a abertura, recuperação, readequação e conservação das estradas vicinais na zona rural de municípios com predominância de agricultores familiares e para a mitigação dos efeitos da seca em regiões do semiárido.
Se desconhecemos alguma ação legal neste fato reportado, o Portal Alerta Buriti abre espaço para esclarecimentos das autoridades responsáveis.
Fotos: Régis Silva
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

domingo, 9 de fevereiro de 2014

ACIDENTE NA BR 343 DEIXA 3 MORTOS E VÁRIOS FERIDOS

As vítimas fatais ocupavam duas motocicletas no momento do acidente

Um grave acidente no final da tarde de sábado 08), em frente ao posto fiscal do estado, na BR 343, trecho que liga Buriti dos Lopes à Parnaíba, envolvendo 5 veículos, uma Ranger, uma Hillux, um Fiat Strada e duas motocicletas, todos com placas da cidade de Parnaíba, deixou um saldo de três mortos e vários feridos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local e teve de retirar das ferragens os ocupantes do Fiat Strada , que usavam uma farda da Igreja Mundial. Duas mulheres ficaram bastante feridas e foram encaminhadas ao Pronto Socorro do HEDA, uma em estado grave.
Unidades da Polícia Militar, Samu, Polícia Rodoviária Federal e PPTRAN, mobilizaram-se no socorro às vítimas e realizaram o levantamento do acidente que congestionou, por horas, o tráfego de veículos na rodovia.
Um dos motociclistas envolvido no acidente que teve morte imediata foi identificado como Roberto Tintino de Morais (28), o outro motoqueiro que morreu no local, estava sem identificação. Uma moça que ocupava uma das motos, também morreu no local, após colidir com o Fiat Strada
O Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, disse que os condutores envolvidos no acidente, passarão por exames para identificar se haviam ingerido bebida alcoólica. 
O IML fez a remoção dos corpos espalhados pela rodovia para um posto avançado.
 Identidade de Uma das vítimas fatais
Fontes e fotos: Portal do Catita
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

sábado, 8 de fevereiro de 2014

PRF REALIZA BLITZ NA BR 343 EM B. LOPES

Duas motos e dois carros foram apreendidos

A Polícia Rodoviária Federal realizou na manhã deste sábado (08), uma blitz de rotina na BR 343, em Buriti dos Lopes-PI, em frente ao Hospital (fechado) Mariano Lucas de Sousa.
Na ocasião, foram apreendidas duas motos modelo Honda, com documentações vencidas e seus condutores sem capacetes e sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de dois carros, um Fiat e uma Hillux, ambos com problemas na documentação. Outro veículo foi multado por transportar crianças sem a cadeirinha, item obrigatório para o transporte desse tipo de passageiro.
Os veículos aprendidos foram guinchados para o pátio da PRF.
Fotos: Régis Silva/Portal Alerta Buriti
Por Régis Silva/Portal alerta Buriti