domingo, 31 de maio de 2015

B. LOPES: Divulgada a lista dos candidatos habilitados e não habilitados para a eleição do Concelho Tutelar

Fonte: ASCOM/PMBL
Por Portal Alerta Buriti

sábado, 30 de maio de 2015

Escola Maria Teresa realiza gincana de matemática

A iniciativa foi das professoras Ana Paula e Luziane e envolveu os turnos manhã e tarde

Com iniciativa das professora de matemática, Ana Paula e Luziane, a Escola Municipal de 1º e 2º Graus Professora Maria Teresa de Jesus Castro Teles realizou na tarde da última sexta-feira (29), uma gincana cultural de matemática.
O evento envolveu professores, diretores e funcionários da escola. A competição entre os turnos manhã e tarde foi dividida entre sextos, sétimos, oitavos e nono anos, e serviu para testar os conhecimentos matemáticos dos alunos. Além de provas surpresas, que deveriam ser realizadas pelas turmas, houve também questionamentos matemáticos com direito a torna na cara. 
Após algumas horas de disputa entre os participantes, o turno da manhã se saiu melhor na disputa geral e venceu a competição. Na disputa entre as turmas, por ter melhor desempenho durante a competição, o 7º ano manhã ganhou uma viagem para Cana Brava-MA.
Professoras Luziane e Ana Paula: Idealizadoras da Gincana.
Professores envolvidos na gincana de matemática.
Edição e fotos: Régis Silva/Portal Alerta Buriti

BRASÍLIA: Prefeito Bernildo Val é recebido pelo ministro das cidades Gilberto Kassab

O ministro expôs  as estratégias  da gestão do Ministério das Cidades, as diversificadas formas de atendimento de pleitos dos municípios e garantiu o melhor atendimento possível para o Piauí

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD) recebeu na manhã desta última quinta-feira (28), no Ministério das Cidades, um grupo de 06 prefeitos de Piauí acompanhados pelo deputado federal Júlio César (PSD), para que eles apresentassem as demandas de seus respectivos municípios. Neste encontro estava o prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val, o qual teve o direito de apresentar as suas demandas. O vice-prefeito Bruno Pieca também participou do encontro.
O ministro expôs as estratégias da gestão do Ministério das
Cidades, as diversificadas formas de atendimento de pleitos dos municípios e garantiu o melhor atendimento possível para o Piauí.
O ministro pediu que o deputado Júlio César recolhesse todos os projetos prontos dessas prefeituras e dessem entrada imediatamente no Ministério para que fosse agilizada a liberação dos recursos para execução dessas obras que estão sendo pleiteada por esses gestores.
Os prefeitos fizeram diversos pedidos na área de infraestrutura, saneamento e habitação. O ministro Kassab explicou que todas as demandas apresentadas por esses prefeitos serão protocoladas no
Ministério das Cidades. "A tramitação será técnica e os prefeitos contactados para complementar os projetos, para apresentação dos mesmos para que possam tramitar e serem aprovados o mais rápido possível", disse o ministro.
O deputado Júlio César disse que o ministro Kassab será um parceiro desses prefeitos piauiense e confia plenamente que todas as reivindicações serão atendidas.
De acordo com o prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val, o ministro e o deputado Júlio foram receptivos às propostas dos municípios. “Apresentamos nossas demandas e o momento foi de ‘abrir portas’ e estreitar o relacionamento com o Ministério”, ressaltou.
Fonte: ASCOM / PMBL


BRASÍLIA: Marcha dos prefeitos em defesa dos municípios terminou na última quinta-feira

Nos quatro dias de debate, os prefeitos receberam deputados federais e senadores para debaterem o Pacto Federativo, deveres e partilha de recursos entre União, Estados e Municípios

Com uma palestra sobre a força do poder legislativo no movimento municipalista, a participação de ministros e a leitura da "Carta da Marcha" terminou na  última quinta-feira (28), a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que teve início na segunda-feira, dia 25, com a participação de mais de 6 mil gestores. Do estado do Piauí, cerca de 200 participantes estiveram presentes, entre prefeitos, vereadores, secretários e assessores.
Dentre os prefeitos piauienses presente estava Bernildo Val, do município de Buriti dos Lopes acompanhado por seu vice-prefeito Bruno Pieca, presidente da Câmara Municipal Sancho Escórcio, vereadores Odemil Val e Bené Ibiapina, chefe de gabinete Jota Pereira e o diretor de comunicação Frank Cardoso.
Nos quatro dias de debates, os prefeitos receberam deputados federais e senadores para debaterem o Pacto Federativo, deveres e partilha de recursos entre União, estados e municípios.
Dentre os representantes do Piauí, apenas os deputados federais Júlio César e Iracema Portella compareceram à plenária. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, ocupou parte de seu tempo tratando de Reforma Política.
Mesmo assim, destacou aspectos como a criação de contribuições em vez de impostos por parte do governo federal, para não dividir com os municípios. A proposta de emenda constitucional que obriga o governo a transferir os recursos junto com as obrigações e programas que cria.
"Prometo que votaremos tudo que chegar à nossa casa, principalmente projetos que beneficiem os municípios", enfatizou. Já o presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou principalmente a concentração de poder no governo federal.
Para o prefeito Bernildo Val é preciso uma mudança no tratamento urgente. “Os municípios não suportam mais esse tratamento desigual", afirmou. O prefeito avaliou como positivo os discursos os presidentes. "Esperamos que não fique apenas no discurso, mas sim que seja feito algo para salvar os municípios e viemos aqui para cobrar isso", disse.
Fonte: ASCOM / PMBL

sexta-feira, 29 de maio de 2015

ORGANIZAÇÃO: Associação de Piscicultores é criada em Buriti dos Lopes

O evento aconteceu entre os dias 19 e 22 de maio na sede da Secretaria de Desenvolvimento do Setor Primário, Turismo e Meio Ambiente

A prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, através da Secretaria de Desenvolvimento do Setor Primário, Turismo e Meio Ambiente em parceria com o SEBRAE realizou no período de 19 a 22 de maio, em sua sede, o curso de associativismo.
O curso foi uma reivindicação de um grupo de piscicultores de Buriti dos Lopes que, após participarem de cursos de piscicultura desenvolvidos pela própria prefeitura surgiu a ideia de criar uma associação da categoria.
Segundo a Secretária de Agricultura, Camila Furtado, a iniciativa dos piscicultores demonstra a vontade de organizar atividades do setor, sendo prontamente apoiada pela prefeitura que garantiu as condições para realização do evento.
Ao término do curso, foi criada a “Associação de Piscicultores de Buriti dos Lopes – APBL”, que tem como Presidente o Engenheiro de Pesca, José da Fonseca Nogueira Filho e como Vice- Presidente, o Sr. Paulo Gonzaga, pioneiro do ramo em Buriti dos Lopes.
A APBL nasce com grande potencial e irá trazer avanços econômicos e sociais para o Município e região, inclusive abrindo espaço para o desenvolvimento de outras atividades que possam seguir seu exemplo, pois a busca de recursos junto aos órgãos do governo torna-se mais viável através de entidades organizadas e constituídas, além do próprio planejamento das atividades dos sócios.
Fonte e fotos: SDSPTMA
Por Portal Alerta Buriti

quinta-feira, 28 de maio de 2015

CASTELO DO PIAUÍ: Polícia identifica suspeitos de estupro coletivo

Na noite desta última quarta-feira (27), quatro jovens, sendo uma de 15 anos, outra de 16 anos e duas de 17 anos, foram estupradas e agredidas por cinco jovens na cidade de Castelo do Piauí. De acordo com o delegado Laércio Evangelista, os acusados já foram identificados e trata-se de quatro menores de idade e um maior.
“Estamos em diligência ainda, já conseguimos prender três menores que participaram do crime e estamos no sentido de localizar mais dois suspeitos. Eles já confessaram o crime, como aconteceu, o que fizeram”, declarou o delegado.
As quatro vítimas foram levadas para o Hospital Regional de Castelo do Piauí e por apresentarem um quadro bastante grave foram encaminhadas para o Hospital de Urgência de Teresina.
Ainda segundo o delegado, as adolescentes saíram por volta das 16h da tarde de casa para tirar fotos em um morro da cidade. No meio do caminho encontraram os cinco acusados completamente drogados. As garotas foram estupradas por mais de duas horas, chegando a ser espancadas e dopadas.
“A motivação foi o uso de drogas, eles estavam bastante alucinados, viram as meninas no local e não perderam tempo. Todos eles já têm passagem pela polícia da cidade”, continuou o delegado Laércio Evangelista.
De acordo com ele, uma das meninas ficou com o rosto completamente desfigurado por conta dos espancamentos e fez uma cirurgia de reconstrução da face. A outra teve que fazer uma limpeza no organismo por conta dos vários fluidos estranhos que foram encontrados dentro do seu corpo. Outra garota teve o bico dos dois seios arrancados por uma faca, e a outra teve várias perfurações de faca pelo corpo inclusive na coxa e no peito.
“Eles agiram de forma bastante cruel, utilizaram facas e chegaram a cortar os seios. Em pelo menos três delas já foi confirmado o crime de estupro. Vai ser questão de tempo para realizarmos a prisão do maior de idade, creio que ainda nesta manhã ele será preso. Os menores estão detidos em Castelo do Piauí e serão encaminhados para Teresina para a segurança deles porque a população está bastante revoltada e não queremos problemas maiores”, declarou.

As vítimas foram encontradas sem roupas, amarradas e desacordadas pelo filho de um policial da cidade. O jovem teve que ser encaminhado para o hospital e ficou internado por ter ficado em estado de choque com a cena que encontrou. Ele respira com a ajuda de balão de oxigênio.
Fonte e fotos: Meio Norte
Por Portal Alerta Buriti

POLÍTICA: Câmara aprova o fim da reeleição para cargos executivos

O fim da reeleição precisa ainda ser aprovado em segundo turno na Câmara para depois ser apreciado, também em duas votações, pelo Senado

O plenário da Câmara aprovou por 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção, o Artigo 3º do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) à proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma política. O dispositivo aprovado acaba com a reeleição para os cargos executivos. Todos os partidos orientaram pelo fim da reeleição
Como a reforma política está sendo tratada em PEC, o fim da reeleição precisa ainda ser aprovado em segundo turno na Câmara para depois ser apreciado, também em duas votações, pelo Senado.
A proposta aprovada não se aplica aos prefeitos eleitos pela primeira vez em 2012 e aos governadores também eleitos pela primeira vez em 2014, nem a quem os suceder nos seis meses anteriores ao pleito. Ela não cabe à presidente Dilma Rousseff,  porque, já reeleita, não poderá se candidatar em 2018.
Após a votação, o presidente da Câmara. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) encerrou a sessão. Nesta quinta-feira, a partir das 12 horas, os deputados continuam a votar a reforma política.
Fonte: Agência Brasil
Por Portal Alerta Buriti

BRASILIA: Marcha dos prefeitos tem presidente da Câmara e do Senado em seu 3º dia

O prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val, acompanhou atentamente as discussões que buscam salvar os municípios da crise que se instalou, por grande culpa, do Governo Federal

O terceiro dia da XVIII Marcha dos Prefeitos a Brasília em Defesa dos Municípios foi marcada pela presença do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha e do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros.
O prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val acompanhou atentamente as discussões que buscam salvar os municípios da crise que foi instalada, por grande culpa, do Governo Federal. O vice-prefeito Bruno Pieca, os vereadores Sancho, Bené e Odemil e o chefe de gabinete Jota Pereira também marcaram presença.
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou, a milhares de prefeitos, que as propostas prioritárias do movimento municipalista serão votadas. O deputado mencionou todos os itens da pauta prioritária do evento deste ano, e prometeu: “Tudo vai ser votado”.
Segundo Cunha, o momento atual é muito delicado. “Desde a constituinte de 88, para recompor receitas que havia perdido naquele momento, ela [a União] começou a legislar por contribuições. E essa legislação por contribuições não compartilhada com Estados e Municípios levou a concentração do bolo na mão da União em níveis inimagináveis. Chegou ao seu ápice”, disse.
Ele também falou sobre atuais ações do governo federal. “Agora, em um momento de crise, o governo editou MP 675 que aumentou a contribuição Social do Lucro Liquido dos Bancos de 15 para 20%. Por que não aumentou IR? [Imposto de Renda]”, indagou. Ele mesmo respondeu: “para não compartilhar com os Estados e Municípios”.
Fonte: ASCOM / PMBL
Por Portal Alerta Buriti

quarta-feira, 27 de maio de 2015

BRASÍLIA: Bernildo Val e sua comitiva presentes na XVIII Marcha dos Prefeitos

Como representante da região Nordeste, o presidente da Amupe falou sobre a elevada demanda que recai sobre as prefeituras e da responsabilidade do governo federal e do Congresso Nacional para a atual situação

Em mais um dia da XVIII Marcha dos Prefeitos, o prefeito Bernildo Val, acompanhado do vice-prefeito Bruno Pieca, vereadores Sancho Escórcio, Odemil Val e Bené Ibiapina e o chefe de gabinete Jota Pereira, participaram na manhã desta última terça-feira (26) do evento que foi marcado pela presença do ministro das Cidades Gilberto Kassab que foi representando o Governo Federal e pelas discussões sobre a Reforma Política. Em alguns momento o ministro chegou a ser vaiado ao citar o nome da presidente Dilma Rousseff.
O presidente da Associação de Municípios Pernambucanos (Amupe), José Patriota, discursou na cerimônia de abertura da XVIII Marcha a Brasília em defesa dos Municípios, como representante da região Nordeste. O presidente da Amupe falou sobre a elevada demanda que recai sobre as prefeituras e da responsabilidade do Governo Federal e do Congresso Nacional para a atual situação. Ele destacou que os gestores municipais têm a maior responsabilidade, e por isso merecem respeito.
Aplaudido de pé pelo plenário, Patriota deixou uma mensagem consciente sobre a realidade política e administrativa que envolve os Municípios. “O Brasil real se encontra aqui, nesse momento. De ponta a ponta, de Norte a Sul”, declarou no início de sua fala. Segundo ele, crises estão espalhadas por todo o país. Crise ética, crise moral, crise hídrica e crise de toda natureza. “A responsabilidade do Brasil é compartilhada com todos os Entes – União, Estados e Municípios. Responsabilidades nós temos demais, fiscalização só os Municípios”, sinalizou.
Sobre o debate em torno da Reforma Política, Patriota usou de ironia. “Porque dois anos para prefeitos e cinco anos para vocês [parlamentares]”, falou se referindo a tramitação de projetos que tratam da reforma. “Vamos ter um tratamento igual. Vamos ter respeito com o municipalismo brasileiro”, ponderou. Patriota finalizou seu discurso ressaltando que o Brasil só vai sair dessa situação se os demais entes derem as mãos aos Municípios.
Fonte: ASCOM / PMBL
Com informações da CNM
Por Portal Alerta Buriti