quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

SAÚDE

Piauí registra 112 casos suspeitos de microcefalia em 42 municípios

O Piauí notificou nessa última semana 112 casos suspeitos de microcefalia relacionados a processo infeccioso, sendo registrados seis óbitos e uma confirmação diagnóstica relacionada a microcefalia. Os casos referem-se até o dia 7 de fevereiro e foram notificados em 42 municípios. Teresina(52), Parnaíba(9) e José de Freitas(3) são os municípios que concentram o maior número de notificação.
A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, fez investigação de 75 casos de microcefalia, no período de 25 de janeiro a 3 de fevereiro. Desses, 40 casos (53%) são residentes em Teresina e quatro casos (5%) registrados pertenciam a outros estados (Maranhão e Paraíba).
A investigação apontou ainda que 34 (45%) foram confirmados para microcefalia relacionada a processo infeccioso, 20 (27%) foram descartados e 21 (28%) permanecem em investigação.
Os dados apresentam ainda que a idade média da mãe é de 23 anos, variando de 14 a 42 anos, e que mais de metade (60%) teve parto normal. O perímetro cefálico(PC) médio de 30 cm, variando de 22 a 33cm. 66% dos casos são de recém-nascidos do sexo feminino.
Os municípios que notificaram os 112 casos de microcefalia relacionados a processo infeccioso são: 
Teresina (52 casos).
Parnaíba (09 casos).
José de Freitas (03 casos);
Altos, Esperantina, Porto, Murici dos Portelas, Demerval Lobão, Beneditinos, Barras, Cristino Castro, João Costa (02 casos), cada município.
Cocal, São Félix, Ribeiro Gonçalves, Luís Correia, Guaribas, União, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes, Campo Maior, Oeiras, São Pedro, Barro Duro, Batalha, Castelo, Curralinhos, Guadalupe, Jurema, Simões, Paes Landim, Floriano, Piripiri, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Picos, São João do Piauí, São João da Serra, Luzilândia, Palmeirais, Betânia e Fatura (01 caso), cada município.
Fonte: 180 Graus
Por Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: